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Concurso nacional premeia jornais escolares do Alentejo, Minho e Marinha Grande



Horta das notícias, de Évora, Comunica, de Freixo (Ponte de Lima) e ponto & vírgula, da Marinha Grande: são estes os grandes vencedores do Concurso Nacional de Jornais Escolares, retomado pelo​ Público na Escola no último ano lectivo. Cada um deles foi considerado pelo júri o melhor no escalão em que concorreu, recebendo por isso um prémio no valor de 2000 euros, para utilizar no desenvolvimento de um projecto de comunicação.


O esforço e o entusiasmo da comunidade da Escola Horta das Figueiras, em Évora, colocado ao longo de quase 3 meses (Março a Junho de 2020) na elaboração de 29 números do Jornal Horta das Notícias foi assim premiado como vencedor no escalão A (1.º ciclo do ensino básico). O Comunica, do Agrupamento de Escolas de Freixo, foi premiado no escalão B (2.º e 3.º ciclos) e o vencedor do escalão C (ensino secundário) foi o ponto & vírgula do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.


Foram, ao todo, 105 os jornais e revistas apreciados pelo júri: “Fiquei maravilhado com a diversidade e qualidade dos jornais e do que se percebe que está por trás deles”, disse o jornalista e professor da Universidade do Minho Joaquim Fidalgo, membro do júri e da direcção do jornal Público, que promove o concurso.


O nível de envolvimento dos alunos em todo o processo acabou por ser “o critério mais valorizado” pelo júri, “servindo de orientação para a análise dos outros parâmetros de avaliação” dos jornais a concurso, explica Luísa Gonçalves, professora e coordenadora do Público na Escola, um projecto de décadas que no último ano lectivo conheceu novo fôlego.


A resiliência das publicações escolares, num ano lectivo marcado pela pandemia de covid-19 e pelo confinamento, é um dos aspectos que se destacam nesta edição do concurso. A partir de Março e até ao final do ano lectivo, as edições prosseguiram, algumas reinventando-se para o suporte digital e outras aparecendo pela primeira vez, manifestando a importância e o papel activo dos jornais escolares na promoção de uma cidadina mais participativa junto da população infantil e juvenil.


Fonte: Público


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