Património.pt

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

 

Estivemos à conversa com os dois mestres chocalheiros que actualmente trabalham na fábrica - Guilherme Maia e Francisco Cardoso são filho e sobrinho José Maia, antigo mestre que lhes ensinou esta arte.

 

A arte de fabricar chocalhos foi classificada pela UNESCO com o selo de Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, no passado dia 1 de Dezembro.

 

 

 

« COM CREDENCIAIS

 

 

Colunistas

Rubricas diárias +

05 Jul 2017 |

“Esplendor na Relva” – Ciclo de cinema em Monserrate

Durante os quatro primeiros fins-de-semana de Julho, os jardins do Palácio de Monserrate vão receber 12 obras-primas da história do cinema.

VER +

28 Jun 2017 |

 

Beja na rua

De 16 de Junho a 15 de Julho, Beja recebe o festival de artes na rua. 

VER +

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.

VER +

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

VER +

Veja também +

Rota de Arquitectura Korrodi21 de Outubro - Leiria
A Rota de Arquitectura Korrodi sugere um percurso pelas ruas de Leiria onde a presença do arquitecto Ernesto Korrodi (1889-1944) se espelha por cerca de 200 edifícios pelo concelho inteiro. Esta iniciativa pretende divulgar este património e ajudar à sua preservação e valorização.

MARIA VLACHOU, 4 Abr 2013 |


Musing on Culture: de blog a livro - Entrevista a Maria Vlachou

 

A propósito do lançamento do livro Musing on Culture, a patrimonio.pt preparou uma pequena entrevista à sua autora, Maria Vlachou. Musing on Culture reúne textos seleccionados do blog de mesmo nome criado em 2010. Tendo começado apenas como um espaço de reflexão pessoal, acabou por se tornar numa referência no sector cultural pela pertinência das questões levantadas no âmbito da gestão cultural, dos museus, da comunicação, do marketing, entre outras. A materialização deste espaço online de discussão e reflexão foi o mote para a entrevista que se segue.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.