Património.pt

05 Jul 2017 |

“Esplendor na Relva” – Ciclo de cinema em Monserrate

Durante os quatro primeiros fins-de-semana de Julho, os jardins do Palácio de Monserrate vão receber 12 obras-primas da história do cinema.

 

“Esplendor na Relva” é o primeiro filme a ser exibido no ciclo de cinema que terá lugar nos jardins do Palácio de Monserrate, dividindo-se entre sessões diurnas e nocturnas.

 

O objectivo do ciclo é apresentar aos visitantes o melhor que o cinema ofereceu ao longo dos anos e mostrar a sua diversidade.

 

Nas sessões nocturnas, ao ar livre, os visitantes poderão desfrutar de anfiteatro natural inserido num dos exemplos da arquitectura romântica em Portugal. O palácio estará também aberto para visita.

 

As sessões diurnas terão lugar no auditório do palácio e estarão incluídas no bilhete da visita ao Palácio, sendo a entrada condicionada à capacidade da sala (60 lugares).

 

Esta é uma iniciativa da Parques de Sintra.

 

Para consultar o programa e mais informações aqui.

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

PATRÍCIA AZEVEDO, a 20 Jan 2014 |


Potencialidades educativas patrimoniais num determinado território: o caso da Península de Setúbal

 

Recorrer ao património como ferramenta pedagógica na sala de aula ou fora dela, é a opção ideal quando se trata de valorizar o património português. A ponte pode ser feita com diferentes disciplinas: história, geografia, ciências, artes visuais…

26 Mai | Pedro Manuel-Cardoso

Capa: Belém visto do Padrão dos Descobrimentos (Fotografia retirada de: http://en.wikipedia.org/wiki/Belém_(Lisbon)

Debates: Coches, Sintra, Évora, Eixo Belém CCB, Miró e outros

 

O PROBLEMA

O Debate mais uma vez resvala para a lógica de cada um dos lados.
Nos Debates continua a ser impossível conciliar e equilibrar os objetivos do Interesse Privado (aumento do lucro e sua distribuição por um grupo restrito) com os objetivos do Interesse Público (concretizar o direito de todos ao Património do Estado que pertence a Portugal e aos cidadãos).
Tenho referido várias vezes que a dificuldade está na conciliação. E que é fácil fazer a apologia de cada um dos lados.
Esses dois lados existem e coabitam todo e qualquer País, Cultura ou Nação. São componentes constitutivos da matriz antropológica do fazer humano. Razão pela qual é impossível a um excluir o outro, apesar das ideologias de cada lado desejarem essa diluição facciosa.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.