Património.pt

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.


Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Turismo (OMT), o Turismo do Alentejo ERT, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém assinaram um memorando para a criação de um Observatório de Turismo Sustentável, no passado dia 1 de Junho no Hotel M’AR de AR (Évora), no âmbito da Conferência Green Project Awards dedicada ao Turismo Sustentável.

 

O referido memorando define as linhas orientadoras para a implementação do referido Observatório e espera-se que o mesmo possa ver a luz do dia em breve.

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

21 Set 2012 |


À descoberta de um cais do século XVI
Entre 4 de Março e 15 de Maio de 2012, novamente por motivo da construção de um parque subterrâneo, desta feita na Praça D. Luís I em Lisboa, levou-se a cabo uma escavação arqueológica de prospecção: a descoberta foi, simplesmente, a de um cais de reparação de naus do século XVI. A importância do achado motivou o interesse de diferentes meios de comunicação social e da opinião pública em geral. Procurámos assim, em conversa com o Coordenador de Projecto, o arqueólogo Alexandre Sarrazola, perceber as razões das opções técnicas de preservação do achado mas, também, a estratégia de divulgação montada por ocasião deste acontecimento único.

LUCIA GARROTE MESTRE, a 19 Mar 2015 |

Foto de encargo realizada por Javier Prieto Gallego para la edición 2008 de Los Nueve Secretos

Una apuesta por la educación patrimonial: Concurso escolar los Nueve Secretos (parte I)

 

Empezar diciendo que por el concurso Los Nueve Secretos se ha obtenido una mención especial en los premios internacionales Europa Nostra en 2013, parece pretencioso, pero valga para demostrar que son otros quienes hablan muy bien del concurso, y no sólo la propia entidad organizadora. Así, de los 200 proyectos presentados a los Premios Europa Nostra 2013 en sus cuatro categorías (conservación, investigación, dedicación individual o colectiva a la conservación del patrimonio y sensibilización), España ha obtenido un total de seis medallas y tres menciones especiales. En el área de educación, formación y sensibilización, el jurado de estos premios decidió conceder a la Fundación del Patrimonio Histórico de Castilla y León una mención especial por Los Nueve Secretos, por el interés pedagógico de este concurso. Europa Nostra es una prestigiosísima organización conformada por 250 instituciones de 45 países, dedicada a la protección del Patrimonio. 

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.