Património.pt

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.


Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Turismo (OMT), o Turismo do Alentejo ERT, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém assinaram um memorando para a criação de um Observatório de Turismo Sustentável, no passado dia 1 de Junho no Hotel M’AR de AR (Évora), no âmbito da Conferência Green Project Awards dedicada ao Turismo Sustentável.

 

O referido memorando define as linhas orientadoras para a implementação do referido Observatório e espera-se que o mesmo possa ver a luz do dia em breve.

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

MARGARIDA FILIPE RAMOS, 5 Mar 2013 |


Bem Público-Valor Público - A educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL

 

O museu como detentor do conhecimento e guardião do património, na sua acepção mais tradicional, muitas vezes gera conflitos internos, de índole organizativa, em relação à sua função educativa primordial. Assim, dentro da dinâmica da lei da oferta e da procura cultural, temos a procura do conhecimento pela escola em busca de um complemento educativo (não formal) para os seus alunos, por um lado, e, por outro, as instituições culturais com um acervo e património cultural à disposição da comunidade. Mas devemos ir além desta perspectiva, como refere Lynn Dierking1, e o museu deve responsabilizar-se socialmente, pois trata-se aqui também de uma questão de sobrevivência dos próprios museus. Esta acção educativa vai além do papel tradicional de divulgação e conservação do património, sendo o Museu um potencial agente de mudança e de educador para os valores.

SÓNIA MOREIRA, a 21 Set 2012 |


Operação: "Patrimoine, ouvre-toi!"
Abordar a temática do Património na sala de aula implica sempre um esforço acrescido, uma preparação mais demorada, sobretudo quando o património em causa não se encontra nos manuais, nem a sua exploração é contemplada nas estratégias já elencadas pelos materiais de apoio.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.