Património.pt

15 Maio 2017 |

 

 

Remodelação da Sala do Trono do Palácio de Mafra aberta aos visitantes


A sala do trono do Palácio de Mafra está a ser remodelada para adequar a decoração à época e estará aberta aos visitantes durante esse período.


A Sala do Trono do Palácio de Mafra está a ter as primeiras grandes obras de restauro que decorrerão nos próximos cinco meses. As obras foram possibilitadas devido ao apoio mecenático da Fundação Millennium BCP.

 

A Sala do Trono era destinada às audiências régias e possui uma pintura no tecto que representa uma alegoria à "Lusitânia", da autoria de Cyrilo Volkmar Machado, e paredes decoradas com pinturas a fresco representando as oito Virtudes Reais, da autoria de Domingos Sequeira.

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

A recepção de públicos no Museu Nacional do Azulejo. O museu como espaço inclusivo

 

O pensamento museológico tem vindo a alterar-se com o tempo e se outrora as preocupações do museu giravam em torno das suas colecções, actualmente e cada vez mais a tónica está no lado dos públicos. O museu não é mais entendido como o repositório de bens culturais, cujo fim último assenta na sua preservação e estudo. Nos dias de hoje, e como refere Stephen Weil, o museu é um local de encontro, mediação e debate, um local de afirmação pessoal que contribui para a saúde das comunidades que serve, um local onde o melting pot melts1.

MARIANA RAMIREZ, a 21 Set 2012 |


A opção "venda"
A propósito da venda em leilão da secretária e máquina de escrever utilizada por Fernando Pessoa, muito se tem discutido e escrito sobre o papel do Estado. Deixando de lado a questão da veracidade da utilização destes objectos pelo poeta, supostamente aquando da sua passagem pela Sociedade Portuguesa de Explosivos, que importância tem esta venda para Portugal?

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.