Património.pt

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

 

O livro, que teve como propósito celebrar os 30 anos da Associação, acabou por ser um longo empreendimento de estudo e recolha, mas também de criação de um notável repositório fotográfico da autoria de António Homem Cardoso: a investigação levada a cabo demonstra assim, escrita e fotograficamente, a evolução da casa civil portuguesa no que diz respeito aos seus modelos, tipologias, programas interiores e equipamentos.

 

A patrimonio.pt esteve no lançamento desta obra, no passado dia 18 de Dezembro no Palácio Fronteira, e entrevistou alguns dos principais intervenientes na sua concretização.

 

 

 

« COM CREDENCIAIS

 

 

Share

Comentar


Colunistas

Rubricas diárias +

05 Jul 2017 |

“Esplendor na Relva” – Ciclo de cinema em Monserrate

Durante os quatro primeiros fins-de-semana de Julho, os jardins do Palácio de Monserrate vão receber 12 obras-primas da história do cinema.

VER +

28 Jun 2017 |

 

Beja na rua

De 16 de Junho a 15 de Julho, Beja recebe o festival de artes na rua. 

VER +

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.

VER +

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

VER +

Veja também +

LUIS MARCELO MENDES 3 Jan 2013 |


Reprograme - Comunicação, Branding e Cultura numa Nova Era de Museus - Entrevista a Luis Marcelo Mendes 

 

"Reprograme - Comunicação, Branding e Cultura numa Nova Era de Museus" é um e-book, lançado no final do ano de 2012, que reúne artigos de especialistas sobre a transformação dos museus na era da informação. A partir de discussões intensas em artigos, blogs, entrevistas e palestras, o editor, Luis Marcelo Mendes, decidiu reunir e traduzir um conjunto de textos que reflectissem sobre esta realidade e disponibilizá-los em formato de livro impresso e e-book gratuito. A tradução para português foi financiada através do recurso ao site de financiamento colectivo Catarse e o livro impresso foi editado pela Ímã.

O conteúdo do livro está integralmente disponível para download em formato PDF, iPad e Kindle, aqui: http://www.reprograme.com.br/

SANDRA VAZ COSTA (*) 19 Dez 2012 |


Património e emprego: o exemplo do Estado Novo

 

Empossado ministro a 5 de Julho de 1932, a 31 de Dezembro do mesmo ano Duarte Pacheco (1900-1943) publicava o Decreto-Lei nº 22 055, noticiando a orgânica do Ministério das Obras Pública e Comunicações, recuperando na quase totalidade, a denominação que em 1852 Fontes Pereira de Melo instituíra ao mesmo gabinete. Porém, ao contrário de Fontes, Pacheco morreria novo, aos 43 anos de idade. Contudo, em 18 anos de ação política e 8 anos de política de obras públicas transformaria a paisagem do país.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.