Património.pt

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

 

O “World Generation Week” decorre em Lamego e Vila Real, de 2 a 11 de Junho, pretendendo debater sobre o desenvolvimento sustentável dos sítios património mundial e promover a cultura local. A iniciativa é promovida pela Douro Generation e a Rede das Aldeias Vinhateiras do Douro, estando inserida no projecto "Douro em Movimento - Aldeias com Vida", financiado pelo Programa Operacional do NORTE 2020.

 


O evento teve início no dia 2 de Junho, sexta-feira, com um programa cultural no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.

 


No dia 8 de Junho, em Lamego, irão reunir-se representantes dos bens e patrimónios classificados pela UNESCO com a comunidade científica, empresarial e social para debater formas de preservação, valorização e promoção destes sítios.

 


No dia 9 de Junho, em Vila Real, ocorrerá o primeiro encontro da Rede das Aldeias com a presença das Aldeias Vinhateiras do Douro, as Aldeias do Xisto e as Aldeias Históricas de Portugal. Também serão debatidas as boas práticas e os desafios dos sítios classificados pela UNESCO.

 


No dia 10 de Junho, o debate incidirá sobre a importância da comunicação na valorização dos patrimónios mundiais e será apresentada uma carta de cooperação. A iniciativa prossegue a partir do dia 11 de Junho com a realização de workshops, roteiros por quintas e aldeias vinhateiras, exposições, espectáculos, eventos de artes de rua, entre outros. 

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

PATRÍCIA AZEVEDO, a 20 Jan 2014 |


Potencialidades educativas patrimoniais num determinado território: o caso da Península de Setúbal

 

Recorrer ao património como ferramenta pedagógica na sala de aula ou fora dela, é a opção ideal quando se trata de valorizar o património português. A ponte pode ser feita com diferentes disciplinas: história, geografia, ciências, artes visuais…

LUCIA GARROTE MESTRE, a 26 Mar 2015 |

Una apuesta por la educación patrimonial: Concurso escolar los Nueve Secretos (parte II)

 

Participación y premios

 

Respecto al grado de participación, en estos catorce años se han presentado 260 equipos, formados por aproximadamente 2.000 alumnos y unos 483 profesores (aunque bien es cierto que algunos profesores repiten en las distintas ediciones). En 2012 se presentaron 45 equipos, casi 400 personas, lo que supuso un gran éxito. Por primera vez los alumnos de 4º de la ESO, podían participar en este concurso, presentándose un gran número de trabajos que superaron con mucho las expectativas con respecto a años anteriores. Serían ya en total casi 2.500 participantes implicados en el proyecto.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.