Património.pt

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

 

Estivemos à conversa com os dois mestres chocalheiros que actualmente trabalham na fábrica - Guilherme Maia e Francisco Cardoso são filho e sobrinho José Maia, antigo mestre que lhes ensinou esta arte.

 

A arte de fabricar chocalhos foi classificada pela UNESCO com o selo de Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, no passado dia 1 de Dezembro.

 

 

 

« COM CREDENCIAIS

 

 

Colunistas

Veja também +

22 Abr 2015 |

 

Museu Marítimo de Ílhavo - expositor na Feira do Património

 

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), fundado em 1937 e refundado em 2001, é um lugar onde a cultura do mar se promove e socializa. Tendo sido, durante várias décadas, um museu local e regional de natureza etnográfica, quando precisou de redefinir a sua responsabilidade social, optou pelo perfil mais ousado e moderno de “museu marítimo” assente em diversos eixos de missão: investigação; programa expositivo; educação informal e comunicação cultural. A adopção da pesca do bacalhau como emblema patrimonial do Museu conduziu a uma pluralização de memórias e de dinâmicas identitárias, passando a actuar num território social mais vasto e numa comunidade de públicos mais amplos, nomeadamente nas comunidades marítimas do litoral português e das ilhas açorianas, locais de recrutamento de homens para a pesca do bacalhau. Com acções programáticas assentes na lógica da conservação memorial e criação de ligações identitárias, o MMI não se posiciona somente como um bom guardião de memórias, como ambiciona transmiti-las melhor às próximas gerações.

Uma tradição milenar ao alcance de todos

 

Quem nunca andou pelo campo, não conhece o som particular do gado a pastar. Som proveniente dos chocalhos, cada qual do seu tamanho e modelo, para os diferentes tipos de animais: galinhas, perus, ovelhas, porcos, cabras, vacas e cavalos. 

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.