Património.pt

21 Set 2012 |


À descoberta de um cais do século XVI
Entre 4 de Março e 15 de Maio de 2012, novamente por motivo da construção de um parque subterrâneo, desta feita na Praça D. Luís I em Lisboa, levou-se a cabo uma escavação arqueológica de prospecção: a descoberta foi, simplesmente, a de um cais de reparação de naus do século XVI. A importância do achado motivou o interesse de diferentes meios de comunicação social e da opinião pública em geral. Procurámos assim, em conversa com o Coordenador de Projecto, o arqueólogo Alexandre Sarrazola, perceber as razões das opções técnicas de preservação do achado mas, também, a estratégia de divulgação montada por ocasião deste acontecimento único.

 


SOM DO VÍDEO
Tema: "Salted Caramel"
Autores: Black Twig Pickers & Steve Gunn
Link: http://freemusicarchive.org/music/Black_Twig_Pickers_and_Steve_Gunn/

 

« COM CREDENCIAIS

 

 

 

 

Share

Comentar


Colunistas

Rubricas diárias +

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.

VER +

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

VER +

02 Jun 2017 |

Capa: Imagem do filme "Antão, o Invisível" (Fotografia retirada de: http://indielisboa.com/filme/antao-o-invisivel/). 

Filme português mostra como os invisuais podem ter acesso às obras de um museu


O filme "Antão, o Invisível", dos realizadores Maya Kosa e Sérgio da Costa, foi galardoado com o Prémio Árvore da Vida no Festival de Cinema IndieLisboa 2017.

 

VER +

01 Jun 2017 |


Portugal assinou
a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural


No dia 19 de Maio, em Nicósia, capital do Chipre, o governo português assinou a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural.

VER +

Veja também +

LUCIA GARROTE MESTRE, a 26 Mar 2015 |

Una apuesta por la educación patrimonial: Concurso escolar los Nueve Secretos (parte II)

 

Participación y premios

 

Respecto al grado de participación, en estos catorce años se han presentado 260 equipos, formados por aproximadamente 2.000 alumnos y unos 483 profesores (aunque bien es cierto que algunos profesores repiten en las distintas ediciones). En 2012 se presentaron 45 equipos, casi 400 personas, lo que supuso un gran éxito. Por primera vez los alumnos de 4º de la ESO, podían participar en este concurso, presentándose un gran número de trabajos que superaron con mucho las expectativas con respecto a años anteriores. Serían ya en total casi 2.500 participantes implicados en el proyecto.

MARIA PALMA MATEUS, 18 Dez 2013 |


Alimentação Mediterrânica – características alimentares e nutricionais

 

A Dieta Mediterrânica tem a sua origem nas tradições e na cultura dos países que circundam o Mar Mediterrânico ou que dele sofreram influências, como é o caso de Portugal. Foi construída e apreendida ao longo de séculos e representa um legado de diferentes culturas e civilizações.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.