Património.pt

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

 

O “World Generation Week” decorre em Lamego e Vila Real, de 2 a 11 de Junho, pretendendo debater sobre o desenvolvimento sustentável dos sítios património mundial e promover a cultura local. A iniciativa é promovida pela Douro Generation e a Rede das Aldeias Vinhateiras do Douro, estando inserida no projecto "Douro em Movimento - Aldeias com Vida", financiado pelo Programa Operacional do NORTE 2020.

 


O evento teve início no dia 2 de Junho, sexta-feira, com um programa cultural no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.

 


No dia 8 de Junho, em Lamego, irão reunir-se representantes dos bens e patrimónios classificados pela UNESCO com a comunidade científica, empresarial e social para debater formas de preservação, valorização e promoção destes sítios.

 


No dia 9 de Junho, em Vila Real, ocorrerá o primeiro encontro da Rede das Aldeias com a presença das Aldeias Vinhateiras do Douro, as Aldeias do Xisto e as Aldeias Históricas de Portugal. Também serão debatidas as boas práticas e os desafios dos sítios classificados pela UNESCO.

 


No dia 10 de Junho, o debate incidirá sobre a importância da comunicação na valorização dos patrimónios mundiais e será apresentada uma carta de cooperação. A iniciativa prossegue a partir do dia 11 de Junho com a realização de workshops, roteiros por quintas e aldeias vinhateiras, exposições, espectáculos, eventos de artes de rua, entre outros. 

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

PATRÍCIA AZEVEDO, a 24 Jun 2014 |

Um projecto que cumpre a sua missão: anda connosco para todo o lado! (parte II)

 

(Continuação da entrevista)

2) São vários os temas que abordam nas vossas peças – os ofícios tradicionais, as actividades económicas, a educação ambiental, a educação para os afectos... – Como surgem esses temas?

 

Vários temas foram surgindo ao longo da nossa experiência nas escolas e do contacto com professores e educadores. Houve uma primeira fase do projecto em que tentámos ir ao encontro de temas contemplados nos programas curriculares do ensino oficial, criando espectáculos interactivos sustentados em três pilares: o lúdico, o poético e o pedagógico.

CLARA CAMACHO, 27 Mar 2014

Loja do Museu Nacional Rainha Sofia, Madrid (Créditos: Inês Costa)

O sector público e o privado na gestão das actividades económicas dos museus – contributos para um debate

 

Começo este texto com uma declaração de interesses. O museu é o lugar onde me situo para olhar o tema proposto pela patrimonio.pt. Lugar de experiência e de estudo, o museu coloca, à partida, dois pressupostos que condicionarão as perspectivas a apresentar: o respeito pelo património cultural (o acervo) e pelas pessoas (públicos e profissionais).

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.