Património.pt

21 Mar 2016 |

Escavações Arqueológicas - Perdigões 2016

 

Reguengos de Monsaraz (Évora)


Estão abertas as inscrições para a campanha de escavações arqueológicas de 2016 nos Perdigões.

 

 

As escavações arqueológicas em Perdigões (Reguengos de Monsaraz, Évora) são organizadas pelo Núcleo de Investigação Arqueológica (NIA).

 

As inscrições estão abertas através da ficha disponível em www.nia-era.org. 

  

« CALENDÁRIO

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

Cottinelli Telmo no Padrão dos Descobrimentos

 

A patrimonio.pt esteve no Padrão dos Descobrimentos para visitar a mais recente exposição sobre a multifacetada personagem de Cottinelli Telmo, "Os Arquitectos também são poetas", patente no Padrão dos Descobrimentos de 7 de Dezembro de 2014 a 6 de Abril de 2015, e perceber o processo de montagem de uma mostra dedicada ao artista central na concepção do Padrão dos Descobrimentos, hoje equipamento cultural tutelado pela EGEAC, e na reformulação de toda a área de Belém aquando da realização da Exposição do Mundo Português, em 1940. Idealizada pelo arquitecto João Paulo Martins e pelo pintor António Viana, responsáveis, respectivamente, pela coordenação científica e pela concepção plástica, a exposição surge integrada na programação do equipamento que se encontra de momento a preparar uma mostra sobre a Exposição do Mundo Português e que já em 2013 produziu a exposição "Fotógrafos do Mundo Português 1940". 

CLARA BERTRAND CABRAL, 22 Mai 2013 |


Património cultural imaterial, um património inclusivo

 

Os processos de patrimonialização são, de uma maneira geral, iniciativas levadas a cabo por especialistas e eruditos, detentores dos saberes e ciências que legitimam a atribuição do estatuto patrimonial a elementos materiais tais como objetos museológicos, monumentos, paisagens ou conjuntos de edificações. Ser “património” significa possuir determinadas características, como por exemplo ser uma obra-prima da criatividade humana, testemunhar uma época ou cultura, possuir raridade ou autenticidade, enfim, ser detentor de uma excecionalidade que lhe atribui valor inquestionável aos olhos do sujeito patrimonializador.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.