Entrevista a António Filipe Pimentel (Director do Museu Nacional de Arte Antiga) - Parte I
Parte I
Próximo de completar os três primeiros anos à frente dos destinos do que podemos apontar como o mais importante Museu de tutela estatal, António Filipe Pimentel, Director do Museu Nacional de Arte Antiga, acedeu ao convite da patrimonio.pt (http://www.patrimonio.pt/) para uma entrevista de fundo sobre a dinâmica da instituição e do sector.
Em cerca de hora e meia de conversa aqui resumidas em 20 minutos, aponta o factor humano como a chave de todos os caminhos, as suas primeiras palavras incluindo a equipa e as últimas também. Denotando um grande orgulho por estar do lado do sector público, fala num sistema de gestão museológica obsoleto, advoga a criação de um novo no qual a contemporaneidade, o know-how e a preocupção de gestão, as relações entre o sector do Turismo e da Educação e a autonomia financeira sejam evidências. Ainda assim, António Filipe Pimentel mostrou-se confiante com o novo quadro de organização do sector do património e dos museus em Portugal, agora reunidos na DGPC.
(Saiba mais em: http://www.patrimonio.pt/index.php/zoom/550-museu-nacional-de-arte-antiga-e-antonio-filipe-pimentel-ou-a-arte-das-possibilidades)